29 agosto, 2007
Asta la vista....
Feitos os negócios devidos eis que Z regressa à Flórida onde o devemos encontrar muito em breve para outros negócios. A universalidade e a globalização fazem que, em 24 horas se usem os fusos horários para fazer negócios de elevada rentabilidade.
Estive à custa disso, hoje, com um i-Phone [o novíssimo da Aple, sim] na mão. É tudo o que dizem sobre ele e muito mais. Ficou a promessa de me enviar um dos EUA muito em breve... Anseio..
Falámos sobre um livro que li quando tinha 16 anos e que nunca mais esqueci: "Um estranho numa terra estranha", de Robert Heinlein. Uma fantástica história sobre assuntos muito "up-to-date.
Realmente quem "joga em casa" tem alguma vantagem... Um dia terei o prazer de explicar esta história a alguém que me é querido.... muito querido, tal cognome de rei de Portugal...
28 agosto, 2007
Princípios Universais.... ou o Sol quando nasce NÃO é para todos.
Hoje fui ao Aeroporto de Lisboa com X e Y buscar Z que chegou de C para negócios. No caminho e em inglês correcto e fluente, a minha lingua de eleição além do Português trocámos impressões sobre alguns aspectos das negociações que tinham levado C a permanecer 24H em Portugal exclusvamente para negócios.
No meio da conversa falámos dos princípios que estão [ou deveriam] estar subjacentes aos negócios e, claro nas pessoas que os personificam. Engraçado a cartilha dos 3 pontos fundamentais que ele acha condição "sine qua non" para singrar na vida
1 - Honestidade
2 - Honestidade
3 - Honestidade....
Tudo começa e acaba aqui. E lembrei-me de alguém!....
Boa semana!...
24 agosto, 2007
Normativo....
Em regra, férias significa muita coisa: descansar, colocar leituras/hobbies em dia, passar tempo de qualidade com a família e amigos, pintar aquela divisão da casa, fazer obras na garagem, comprar as ferramentas que tem passado no canal de vendas mas que no seu íntimo sabe que nunca irá precisar delas, relaxar, não fazer absolutamente nada etc.. etc... etc...
Para mim, férias significas essencialmente estar com a família a tempo inteiro pois no resto do ano é uma tarefa normal mas sempre condicionada por um e-mail, um telefonema, um SMS, uma formação, um projecto, ausências etc...
Mas acima de tudo é LER, ESCREVER e ver FILMES, a minha paixão "topo de gama".
Tanta coisa para recomendar alguns livros que já li e outros em lista de espera mas igualmente excelentes para ter uma visão periférica do mundo dos negócios onde nos movemos. Assim sendo, e sem qualquer ordem de qualidade/importância:
1- "Marketing de Guerra", de Ries e Trout [UM CLÁSSICO]
2 - "Subir na Vida", de Donald Trump [UMA LICÃO DE VIDA]
3 - "The Portable MBA in Strategy" de Fhaey e Randall [OUTRA PERSPECTIVA DA GESTÃO]
4 - "Fazer Acontecer", de Bossidy e Charan [FABULÁSTICO]
5 - "Portugal - O pioneiro da Globalização" de J.N.Rodrigues e Tessaleno Devezas [ESSENCIAL]
6 - "A arte da estratégia", do MEU AMIGO, Carlos Alberto Júlio
7 - "Vender para Vencer" de Richard Denny [ACRESCENTA ALGUM VALOR, SIM]
Tenho ainda mais 4 mas não os li ainda. Estão em 2ª lista de espera. A seu tempo os divulgarei.
Foram estas as "obras" que escolhi para me "alimentar" estas férias.
BEM HAJAM
23 agosto, 2007
Maldito vento....
Mesmo de férias há sempre um tempinho para conectar, ler mails [senão a caixa entope], trocar ideias com os amigos e escrever.
Mesmo de férias há sempre um tempinho para conectar, ler mails [senão a caixa entope], trocar ideias com os amigos e escrever.
Em Setembro irei colocar aqui no Blogue uma triologia de textos que causou "sensação" - não são palavras minhas... - na revista "Figueira 21", com a qual tenho o maior orgulho de colaborar desde o 1º número. Aliás, foi um projecto que vi nascer e desenvolver-se.
É uma série de textos, ficção é claro, onde retrata um futuro possível para a nossa cidade, vista por uma personagem, ao longo de 3 décadas.
Irei também colocar on-line uma série de textos que escrevi ao longo dos último 8 anos, em diversas revistas e jornais da especialidade, numa altura em que os estou a compilar para tentar perseguir um sonho muito antigo: escrever um livro. Já em 2004 o anunciei, em 2005 não consegui continuar, em 2006 idem aspas e não queria que 2007 terminasse sem que lhe pegasse. O trabalho é imenso, os clientes Fiducial aumentam, felizmente, o serviço como consultor independente aumenta, as formações são uma constante e com o tempo que resta para a família... tá-se a ver onde o sonho cabe!...
Já há uma possibilidade de haver uma editora interessada, dado que já tenho um draft do projecto alinhavado pelo que agora poderá "desemburrar". Essencialmente é uma narrativa que tem por base a experiência mas um pouco diferente dos "milhentos" livros de "management" que proliferam. Essencialmente é o livro que eu gostaria de ter quando andei na universidade a estudar Gestão. Mas no final logo se verá.. muitas linhas ainda tem que ser escritas e muitos meses ainda terão que passar...
Aproveito para dizer que o próximo texto da revista "Figueira 21" centrar-se-á no Caracter, algo que um gestor deve ter e que hoje em dia.. poucos o tem. Cada vez mais me dou [ou dava] com pessoas que deixam muito a desejar em termos de personalidade e, de um dia para o outro deixam anos de amizade cair no esgoto por demonstrar falta de caracter!...
21 agosto, 2007
Vocês valem pelo que são, e não pelo que têm!...
Um famoso conferencista começou um dia a sua palestra segurando uma nota de 50 €. Numa sala com duzentas pessoas, ele perguntou à platéia: - Quem quer esta nota de 50€?
As Mãos começaram a erguer-se.
- Eu vou dar esta nota a um de vocês, mas primeiro deixem-me fazer isto! - Então ele amassou a nota. E perguntou outra vez:
- Quem é que ainda quer esta nota?
As mãos continuaram erguidas.
- Bom, e se eu fizer isto? - perguntou, deixando a nota cair no chão e começando depois a pisá-la e a esfregá-la. Em seguida, pegou a nota imunda e amassada, e perguntou:
- E agora? Quem ainda quer esta nota?
Todas as mãos permaneceram erguidas.
- Meus amigos, aprendam esta lição. Não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês ainda vão querer este pedaço de papel, porque ele não perde o valor, valerá sempre 50 euros.
Isso também acontece connosco. Muitas vezes, na vida, somos amassados, pisados e ficamos sujos, por decisões que tomamos ou por circunstâncias com que deparamos em nosso caminho. Acima de tudo conhecemos pessoas na vida cujo tempo que perdemos com elas não vale mais do que um floco de neve no verão...
E assim nos sentimos desvalorizados, sem importância. Porém, creiam: não importa o que aconteceu ou acontecerá, jamais perdemos nosso valor. Quer estejamos "sujos", quer estejamos "limpos", quer amassados ou inteiros, nada disso altera a importância que temos: o nosso valor. Nada nem ninguém tem o condão de alterar isso.
20 agosto, 2007
19 agosto, 2007
Perspectivas...
1 - Por um buraco onde sai 1... entram 3!
1 - Por um buraco onde sai 1... entram 3!
2 - O caracter de um indivíduo define-se pelas suas atitudes! Infelizmente nem toda a gente é dotada do mesmo tipo de inteligência emocional e de educação para atingir esses níveis de caracter. O tempo encarregar-se-á de lhes demonstrar a "prova da vida"...
3 - Desde sempre que os homens do mar dizem: "Há mais marés que marinheiros"...
4 - Sun Tzu, o sábio ancião que escreveu "A arte da guerra" sempre disse que a defesa é o melhor ataque. Comungo, subscrevo e pratico.
E para concluir...
Hoje está um dia MARAVILHOSO!....