Avaliação de Desempenho nas Empresas
Esta é uma questão muito sensível tanto para empregadores como para empregados. Primeiro porque, quer queiramos quer não, temos necessariamente que roçar o tema das "competências" e é aqui que a "porca torce o rabo". Afinal a Gestão pela Competência traduz um modelo de entendimento das políticas de GRH alicerçadas numa nova lógica de produção e organização do trabalho, constituindo um road-map para a mudança nas empresas que ambicionem uma gestão de elevado desempenho. Além disso, a partir da actual letra do Código do Trabalho, articula as novas propostas de GRH com o conjunto normativo laboral.
Primeiro 90% dos empresários veêm qualquer programa de formação como um CUSTO e não como um INVESTIMENTO. Depois é perfeitamente normal que competências adquiridas através de programas de formação apenas se venham a reflectir na produtividade, eficácia, eficiência e organização do trabalho.. provavelmente uns BONS meses mais tarde.
Depois ainda, é a questão da avaliação a 360 graus, ou seja, uma avaliação que, de forma simultânea é feita por todos, e sobre todos e depois, debatida entre todos. Só assim temos um BOM programa de avaliação de desempenho.
Do ponto de vista de quem é avaliado há sempre resistências (naturais) pois vai encontrar um "big brother" que lhe irá "fazer a vida negra".. Afinal podem-se acabar as horinhas dos cafés, a jogar solitário, a cavaquear no MSN etc....
É sempre um tema quente mas acreditem que resulta. A Fiducial Figueira da Foz, além, de estar em processo MUITO avançado de certificação de qualidade pelas normas ISO 9001:2000, tem em curso um sistemas de avaliação de desempenho, desenhado para a organização e para os objectivos a que se propõe alcançar no mercado.
Ao princípio, com tudo até se estranha. Afinal não somos uma GGRANNDDE empresa. Somos apenas 7, mas se começarmos agora será muito mais fácil de imbuir na cultura de quem connosco trabalha e se possível passar para os nossos parceiros, clientes e fornecedores essa filosofia de trabalho assente em príncipios de qualidade, rigor, competências e de transparência.
Acreditem. Os resultados aparecem por si! Nunca se esqueçam daquela frase de Confúcio que já tem mais de 2000 anos: Uma grande caminhada começa com o primeiro passo.
Quem o dá??
<< InÃcio