25 outubro, 2005

Os Blogs empresariais e a nova arma do Marketing

Foi com algum agrado que verifiquei que hoje, na revista Exame, nas páginas 168-170, enalteciam os Blogs como uma arma ao serviço do marketing. Não posso estar mais de acordo ou não tivessemos tido a ideia de lançar um Blog ligado a uma empresa. De facto isto dá que pensar. Afinal qual é o nosso core-business senão a transferência de conhecimentos e know-how ALTAMENTE ESPECIALIZADO?? Ao prestar um serviço de consultoria em Marketing, Estratégia, Planeamento Fiscal, Coach etc.. estou pois a transferir conhecimento que acumulei ao longo do tempo, assim como da minha experiência pessoal (e já lá vão uns anitos valentes nesta vida) como consultor e a minha sócia e esposa como Técnica de Contas e Profissional da Contabilidade e da Fiscalidade. Isso materializa-se como? Sempre em RESULTADOS. Não vejo outra forma de aferir o resultado.
Ora este Blog, no limite, pretende espelhar precisamente que competências é que a Fiducial da Figueira da Foz tem para servir os empresários que nos queiram escolher para os ajudar na cruzada diária da Gestão. Foi para isso que andámos (e andaremos sempre) a estudar. E andamos nisto porque gostamos... e porque dá um gozo danado. Afinal lidamos com pessoas e também com elas aprendemos.
Depois o outro lado destes projectos é termos a oportunidade de adquirir conhecimentos em diversos sectores de actividade, o que com o tempo nos dá vantagens competitivas e comparativas muito elevadas. Hoje, passado 4,5 anos depois de termos apostado na Fiducial para começar uma actividade ligada à Contabilidade, Consultoria e Apoio à Gestão, olhamos para trás e verificamos que valeu a pena.
Todos os dias lidamos com pessoas fantásticas, donas de experiências e vivências invejáveis e que nos dão autenticas lições de vida. Quem ler isso sabe bem que é e identifica-se. Almocei hoje com uma. Cada reunião, cada almoço, cada acção de formação para quadros, cada contacto revela-se numa experiência de vida fantástica.. E tenho uma afeição especial por um merceeiro das bandas de Cascais danada. Homem Humilde, com um caracter forte, de palavra.. Poucos já existem assim.
Ok, chega de lamechices. Estou a desviar-me do assunto. Realmente isto é complicado. Começamos a escrever e nunca mais paramos..
Voltando ao Marketing, penso que as empresas, com a tecnologia que tem ao seu dispôr, deveriam parar para pensar uns minutos (leia-se semanas) e repensar o seu posicionamento face ao seu mercado. Aos clientes, aos Fornecedores.. e relativamente aos seus concorrentes. Afinal Porter já dizia que a sobreviência das empresas a longo-prazo apenas poderá advir de 2 factores principais: ou no baixo custo ou na diferenciação. A Fiducial apostou na 2ª.
Apostem pois nas PESSOAS... usem a TECNOLOGIA.. conheçam o MERCADO e tratem MUITO BEM MESMO os vossos clientes. Depois digam qualquer coisa!
ADurão