11 novembro, 2007

Crítico e perigoso!

Exmo Sr. Administrador do Hospital Distrital da Figueira da Foz.

Infelizmente que desde o dia 3 de Novembro tenho tido toda a família doente, com um vírus [desconhecido] que afecta nomeadamente o sistema digestivo e afins. A consequência foi ter tido a minha filha mais velha internada na pediatria do hospital de que V. Exa administra, por 3 dias. À parte disso tenho igualmente a minha filha mais nova com outro ... vírus [pois claro] e a minha mulher também de molho [provavelmente com a mesma razão].
Já não bastasse estas condicionantes familiares ainda tive a minha mãe com gripe [aqui uma gripe normalíssima] e o meu sogro empenado da coluna.
Conclusão: Semana para esquecer mas que ainda está para durar pois eu próprio não ando muito "católico". Muitos utentes para o nossos sistema público de saúde.
Tenho elogios rasgados a fazer ao serviço de pediatria que V. Exa gere. Enfermeiras, médicos/as, pessoal etc... 40 estrelas. Nem um reparo. Tratamento VIP, quase. Digno de um sistema de saúde de 1ª linha.
Agora tenho uma crítica FEROZ e acutilante para lhe fazer onde vou chegar ao ponto de dizer que médicos que V. Exa tem contratados/avençados/etc... nas urgências [não sei quem foi mas foi uma médica] são uma nulidade, incompetentes e tudo o que de mau possa existir. E aqui como não sei nomes, tem que pagar o "justo pelo pecador" e que me perdoem os profissionais que certamente não se enquadram aqui... que são todos menos a personagem "Jane Doe" deste caso específico. As minhas atempadas desculpas pelo que irei escrever, mas tem que ser.
É de LAMENTAR que entre um adulto, HOMEM, com dores de coluna insuportáveis, ás 05h00 de um dia de semana e tenham acontecido alguns episódios menos dignos de um estabelecimento dessa natureza que todos os dias "joga" com vidas Humanas. Qual sistema de triagem de Manchester qual quê...
1 -Após chegada à urgencia a pessoa que DEVERIA estar no atendimento para dar entrada do utente... não estava. Apareceu 6 minutos depois, como se nada fosse, chegando ao cúmulo do segurança ter comentado com o utente que "se calhar adormeceu no quarto de banho", como se fosse recorrente;
2 - Após espera normal este utente, após explicar à médica em português corrente e fluente os sintomas e condicionalismos devido a outra medicação que toma, foi-lhe prescrito e atentem bem: OSSER 2 - Medicamento para MULHERES com deficiência óssea na MENOPAUSA - E EXCLUSIVO PARA MULHERES. O próprio folheto fala sempre no Feminino. É que além do medicamente não ter feito mal, bem não fez pois houve reacções menos simpáticas no organismo e outro médico, desta feita no Centro de Saúde de Buarcos quase se benzeu perante Hipócrates de como foi possível algum médico realmente licenciado e com prática ter feito isso... É que nem o princípio activo tinha absolutamente nada para os sintomas do homem.
Mas... 5 da manhã, que chatice ter que atender doentes... estou melhor a dormir, não é??.... É claro. E o funcionário também, para ele é demais ter que trabalhar à noite quando podia estar numa caminha quentinha. Pois é...
Sr. Administrador, por favor, faça reexames á sua malta. Coloque-os 4 anos a ver a "Anatomia de Grey" e as "Urgências". Separe o trigo do joio. Qualquer dia corre mal e alguém morre e como sempre neste país a culpa morre solteira e é mais uma capa de revista e noticia das 13H....
É lamentável haver tamanha incompetência nesse serviço e situações destas são intoleráveis. Eu é que não sei que profissional foi pois estou certo de que fazia uma queixa para a Ordem dos Médicos e voltava ai com o meu sogro para assinar certamente o Livro Amarelo. Pelo menos chateava alguém!... Isto não é o da Joana!.....