01 novembro, 2007

Revoltante!....

Agora que estou dentro da estrutura da direcção da ACIFF sinto-me na obrigação moral e institucional de rever tudo o que critiquei nestes anos e tentar sugerir maneiras de melhorar este ou aquele ponto; de ajudar este ou aquele empresário, nem que não seja pela forma tentada de guiá-lo na resolução do problema.
Em Agosto de 2007 a CMFF autorizou que se realizasse uma Feira do Livro no recinto do "Parque das Gaivotas". Ora já que não temos o Mundialito, é melhor que não ter nada. O projecto de Heliporto que está pintado no chão também não tem uso portanto espetar com uma tenda em cima foi boa ideia, ainda mais no pior verão de que há memória em termos de tempo. Aliás, foi o pior Verão em termos de tudo, diga-se!...
Dito assim parece que tudo está bem!... Tenda enorme, livros para todos os gostos e feitios, algumas novidades lançadas e horário alargado! Porreiro.
Agora o que NÃO se disse foi que a atitude da CMFF [com alguma inércia aqui da ACIFF, sou obrigado a criticar] foi PREDATÓRIA e simplesmente de se estar a borrifar com todas as letras para o comércio tradicional que tanto dizem querer ajudar a dinamizar [HA HA HA - Ideias válidas viste-as...].
Atente-se - RETIRADO do site da APEL - Associação Portuguesa de Editores e Livreiros da parte "FEIRAS DO LIVRO POR DISTRITO"
Concelho: Figueira da Foz
Localidade: Figueira da Foz
Organização: Município da Figueira da Foz e/ou empresas de distribuição de livros
Local: Parque da Av. de Espanha
Data: 2 a 20 de Agosto
Esta situação levanta-me algumas questões:
1 - A CMFF não sabe da existência de COMÉRCIO TRADICIONAL na Figueira da Foz com essa actividade? A ACIFF não soube reagir em tempo útil? [se o fez desconheço e como tal apresento desde já as minhas singelas desculpas aos visados]
2 - Não deveria a CMFF zelar pelo interesse dos munícipes que cá pagam os seus impostos, nomeadamente o IMI e a DERRAMA??? Ou... "ó zé dá cá o meu???"
3 - Não sabia de antemão a CMFF que esta situação iria contra as regras do bom-senso empresarial ao ter directamente as editoras a concorrerem contra que fornecem no dia-a-dia e que acaba por ser o seu sustento ao longo do ano?
4 - Não passou pela cabeça de quem teve a infeliz ideia de assinar o despacho do "faça-se a feira" que há famílias que dependem das margens que a venda de livros lhes dá para viver?? E que precisamente o período onde ainda se consegue ganhar mais em quantidade é precisamente esse mês específico????
5 - Quando a casa Havaneza reabriu deram-se "pancadinhas nas costas" dos actuais proprietários pela coragem em investir na Figueira nesta altura. Meses depois PIMBA, a menos de 300m patrocinam o que se sabe... Isto é o quê? Gozar com as pessoas? Querer protagonismo barato e demagógico?
Claro que não! A CMFF ficou bem na fotografia, como [quase] sempre fica e tudo acaba bem quando está bem! Lembrem-se que vivem de votos! E mais do que em partidos vota-se em PESSOAS, PROJECTOS e EXPECTATIVAS.
Coimbra, Leiria, Aveiro e Montemor agradecem a nossa inércia!... E lembrem-se: A auto-estrada que OS TRÁS... é a mesma.. que os LEVA!...

Etiquetas: , ,