04 novembro, 2005

“Gestores à la Carte” – Foi você que pediu?

É verdade. Está a ler bem... Hoje em dia é possível, face a problemas específicos, requisitar um gestor, alguém especializado numa determinada área, para encontrar soluções que vão de encontro ás necessidades mediatas de qualquer empresa. São os “Interim Managers” (IM), em português, Gestores Interinos. São pessoas com uma capacidade de análise e observância acima do normal, muito objectivos e frios nas decisões mas, acima de tudo, profissionais com “P” grande que levam aos extremos da perfeição a missão para que são contratados. Trabalham sempre numa óptica de projecto, com recursos escassos e conseguem por vezes em pouco tempo o que os empresários/gerentes/gestores das empresas clientes não conseguem em anos... O futuro da gestão passa precisamente por aqui. Eu próprio estou inscrito numa base de dados holandesa de gestão de currícula que, a nível do espaço europeu coordena milhares de executivos, de forma a arranjar sempre uma solução para as solicitações colocadas pelas empresas clientes, conforme as áreas em que cada um actua, no meu caso o Planeamento Estratégico (usando a metodologia BSC) e a Gestão de Projectos. Muitas empresas irão, num futuro próximo, descobrir as vantagens reais de trabalhar com gestores externos (que passam a internos, durante o processo, daí o nome “interim”, que com a sua visão externa mais facilmente identifica os focos de “instabilidade” que necessitam de ser sanados. Portugal, como sempre, continua BEM na “cauda” da Europa no que toca a usar este tipo de “modernices”... Por norma, uma semana após a assinatura do contrato e das primeiras reuniões, o IM está devidamente adaptado ao novo ambiente (temos que ter uma plasticidade social e profissional muito grande...) e começa a produzir resultados por mais que custem, para alguns, como sempre acontece. A título de exemplo posso focar situações em que um IM deverá ser chamado : • Aquisição ou Fusão de Empresas. Lidar com a mudança é complicado • “Salvação” de uma empresa a todos os níveis – Financeiro, R. Humanos, Social, Estratégico... • Lançamento de novos produtos - Requer a acção de um especialista em Marketing. • Desenvolvimento de novos mercados – Planeamento Estratégico de marketing • Perca constante de quota de mercado ou notoriedade - Gestão da Força de Vendas Num futuro bem próximos os IM poderão, sem dúvida, ser os agentes da mudança e do crescimento dentro de qualquer organização, tenha ela a dimensão que tiver. As suas áreas de actuação tem que ser balizadas pela Contabilidade, Fiscalidade, Finanças Empresariais, Planeamento Estratégico, Gestão de Recursos Humanos (Avaliações de Desempenho), Marketing, etc... Homens dos 7 ofícios! Com os níveis de concorrência como os que assistimos hoje em dia, os gestores são sujeitos a pressões de toda a ordem, e como nunca. Normalmente, trabalhar sobre pressão, para quem não está muito habituado pode resultar em “desastre”. Decisões erradas, planeamento em “cima do joelho”, recursos mal distribuidos etc... Os IM estão habituados a decidir sobre pressão e estão aptos a lidar com sobrecargas de informações, tudo isto quase em tempo-real. Um IM poderá ser a SUA salvação se estiver numa situação de crise financeira, desajustamento contínuo da Tesouraria, com vendas em declínio, com a marca a perder confiança para os concorrentes, falta de performance operacional, etc.... Mais importante ainda, poderá ser A diferença entre uma situação actual de estagnação a todos os níveis e performances crescentes e sustentadas no tempo, com planeamento, uma missão, uma visão, uma estratégia... Um IM por norma é uma pessoa segura de si, das suas qualidades e do seu trabalho. No limite poderão dar a qualquer empresa todos os “predicados” com que qualquer empresa deveria pautar a sua actuação no mercado : Estabilidade, Segurança, Lucros sustentados, Profissionalismo, Diferenciação.
Se a sua empresa, por qualquer motivo, não está a ter a performance que deseja, não hesite. Levante a mão e contrate um... Foi você que pediu? A Fiducial Figueira da Foz tem recursos externos que poderão suprir qualquer necessidade pontual, sanzonal ou permanente. Transforme custos fixos em variáveis; investimento em RESULTADOS... 10 anos de experiência em projectos de Gestão falam por si!