22 maio, 2007

Formação... a quanto obrigas!

Hoje recebi (mais) um certificado de presença numa das muitas acções de formação (a pagantes) que a APECA - Associação Portuguesa de Empresas de Contabilidade e Administração - costuma levar a cabo ao longo do ano. Ao arrumar os 2 certificados [o meu e da Sílva... andamos sempre aos pares como os galheteiros] tive oportunidade de constatar [ou reparar como queiram] que já fazem monte, principalmente nos últimos 3 anos. É impressionante a quantidade de horas de formação que estas duas almas tem na nossa área. Isto sem contar com a Pós-Graduação da Silvia [essa conta para ela] em Fiscalidade.
Será que é mesmo importante a formação? Será que todo o investimento que fazemos no upgrade de conhecimentos vale ou valerá a pena? É factor diferenciador no mercado? Tem relevância na selecção por parte dos nossos clientes???
Resposta: SE TEM!!!! Olaré.
Invistam, sempre que possam em formação: financiada ou não financiada. É uma aposta num futuro, sempre. Os retornos vem sempre depois. Semeiem, reguem, vão arrancando as ervas daninhas à medida que estas vão despontando [para não estragarem as boas sementeiras], adubem... colham! Não falha.
Qualquer ciclo, seja ele qual for, tem sempre uma aproximação ao ciclo natural da vida: Nascemos, desenvolvemo-nos, atingimos a maturidade e depois vem o declínio. Nos negócios existe sempre uma OPÇÃO que NÃO temos na vida: podemos antecipar a fase de maturidade e escapar ao declínio. Como?? Reinventando o negócio, a forma de estar, o "delivery" para o cliente, a abordagem ao mercado, a re-segmentação do mercado etc.. etc.. etc...
Como diz um desenho animado deveras irritante cujo nome não me lembro bem: "eu estou a avisar"... Bons negócios.