21 maio, 2007

Incubadoras....

Após ter lido o comentário de Saraiva Santos no seu Blog "Quinto Poder", e tendo "prometido" que este blog seria "politicamente correcto", dados os seus objectivos iniciais e actuais fica um registo de um excerto de uma TESE DE MESTRADO de Cristiane Sant’ Anna Santos que fala sobre "Factores de sucesso na gestão de incubadoras". São mesmo MUITAS páginas das quais apenas "retirei" as que considero mais importantes:
"Uma incubadora de empresas funciona como uma empresa, que tem planeamento, com objectivos e metas estabelecidos. Tem os seus stakeholders: clientes, fornecedores, investidores, parceiros, colaboradores (funcionários, estagiários consultores); tem ainda os seus processos operacionais e de gestão, contrata serviços e presta serviços, tem contas a pagar e realiza prestação de contas. Deve portanto ser reconhecida como tal.

Nesse contexto, facilita muito se houver uma convergência e interacção na organização entre filosofia e objectivos de forma global da equipa que mantém/gere com a incubadora. Isso significa que há necessidades de ter conhecimento do planeamento e acções da incubadora, para haver um alinhamento no planeamento e definição dos objectivos para toda a instituição, bem como precisa ter consciência do seu papel e responsabilidade nesse processo, provendo de forma eficaz o que for da sua responsabilidade; e vice-versa com relação ao conhecimento necessário à incubadora, para obtenção de resultados.
Na gestão da incubadora outro factor de sucesso são as parcerias estabelecidas e apoio obtido entre entidades ao nível municipal, distrital ou mesmo nacional. Deve haver uma relação de parcerias até mesmo internamente entre os envolvidos no processo. Há necessidade de reconhecimento dos benefícios mútuos nas relações com partes interessadas (empresa incubadas que são os clientes, equipa de gestão, colaboradores, mantenedora, gestora). Com relação aos parceiros externos, devem ser considerados factores fundamentais, tendo em vista que além dos investimentos oriundos da gestora, os parceiros também podem subsidiar a incubadora e os empreendimentos hospedados, com as seguintes contribuições: apoio institucional, apoio com bolsa de estágio, bolsa pesquisa, suporte técnico e de gestão, informações tecnológicas, recursos de informática, recursos financeiros oriundos da aprovação de projectos destinados à proporcionar aos empreendedores formação, capacitação, participação em eventos, consultorias especializadas para desenvolvimento tecnológico, estudos de viabilidade técnica e econópica, marketing, acesso a mercados, entre outros. "
Posto isto nem estou SIM nem estou NÃO. Fico-me pelo NIM!