22 maio, 2007

Disse... vendedor??

Vende aquilo que tem ou aquilo que os seus clientes necessitam? É que vai uma diferença abismal entre as duas atitudes. Penso que cada um de nós tem essa imagem premente. Não é necessário um "caramelo" como eu estar aqui com prosas neste sentido.
Mas o que "faz" vendedor? Um Comercial? Um Consultor? - agora há nomes pomposos para tudo... Deve ter no mínimo 12 características nucleares: Motivação; Disciplina; Persistência [sem ser chato]; Foco; Criativo; Ético [ui....]; Ter espírito de iniciativa; Ser comprometido com o seu produto/serviço; Conhecimento profundo do que está a vender; Ambição, Atitude e .. Bom Humor..
Parece tão simples não parece?
Ainda ontem à noite, a horas proibitivas [pelo menos quem tem 2 filhas pequenas que tem escola no dia seguinte] ligam-me de uma empresa de viagens a dizer que ganhei um prémio [he he he.. que pândega que foi falar com aquela menina...]. Como sabia de antemão a treta que iria sair dali dei-lhe "trela". E já tinha ganho 'isto' porque atendi, e se fosse nos próximos 30m ao Hotel XPTO ganhava mais 'aquilo'. E não tinha que comprar nada. E eram só 10m.. [bla, bla, bla]. O mais "grave" disto tudo é que a dita-cuja estava a ler um guião, MAL escrito, parecia um "robôt" a falar e não tinha previstas todas as objecções do interlocutor, pois gagejou forte e feio quando começei e "disparar"...
Algumas empresas ainda não aprenderam com os erros.. Isso é BURRICE!!! Com todas as letras.