04 abril, 2006

"Não concorra com os rivais. Torne-os irrelevantes" - W.Chan Kim e Renée Mauborgne

Um dos "segredos" de um consultor de sucesso - seja isso que for - é gerir o tempo por forma a conseguir LER e INVESTIGAR muita coisa em muitos sitios, perdoem a linguagem simplista. Hoje em dia a economia global leva-nos a locais interessantes onde podemos ter transferências de conhecimentos de alto nível e de onde menos esperamos.
Por exemplo, na India e nas Ilhas Fiji existem gestores que estão a dar cartas no campo na inovação nos serviços e é com eles, e através da Internet e com a criação de Grupos de Trabalho Internacionais que trocamos experiências, ideias. casos, dúvidas etc...
Depois vem a componente leitura estática ou seja, as centenas de livros de gestão [marketing, inovação, liderança, coaching, motivação, estratégia, vendas, negociação, análise de projectos, etc.. etc.. etc...] que temos que absorver por forma a ter conhecimento em determinadas matérias e áreas transversais à gestão de recursos de qualquer organização.
Na prática.. é a experiência que o dia-a-dia nos dá na resolução de casos e é essa a força motriz que temos para tornar obsoletos uma das forças do modelo de Porter - Os concorrentes. Poderá parecer um pouco "duro" mas qualquer empresa que está no mercado se não tiver esta postura não durará muito. E para isso nada melhor do que as competências para ter vantagens competitivas e comparativas junto do mercado. O tempo encarregar-se-á do resto!!!...