06 dezembro, 2005


O que o mercado nos diz.

Em qualquer negócio, tenha ele a dimensão que tiver, há que ter a real percepção de como a nossa mensagem está a passar para o mercado. Só assim podemos ter linhas orientadoras para alterar (ou não) a nossa estratégia, face ao anteriormente planeado. Sim, é que há uma grande diferença entre planeamento e estratégia. Apesar de muitos a consideraram um "ovo no mesmo cesto"... Para que conste, diz-se que estamos perante uma estratégia quando usamos recursos em determinadas combinações por forma a cabalmente "derrotar" movimentações dos nossos concorrentes [é obvio que esta definição é a minha, longe de ser uma verdade absoluta].
Para isso as empresas, nomeadamente as de serviços tem uma ferramenta poderosa para obter o feed-back de quem mais nos interessa: fornecedores, parceiros e, claro CLIENTES. Para isso existem os "Inquéritos de Satisfação" onde, de forma periódica e sistemática, estas entidades nos devem dizer o que realmente pensam de nós. Só assim temos uma noção a 100% de qual o nosso posicionamento perante o mercado.
A Fiducial, até ao dia 16 de Dezembro, irá enviar para os seus clientes e principais parceiros Inquéritos de Satisfação onde constam pontos de desenvolvimento do negócio que consideramos de capital importância para se estar no mercado com índices de notoriedade acima da média. É demais importante esta ferramenta, mas mais importante do que ter clientes EXTERNOS satisfeitos é ter os clientes internos ainda mais satisfeitos. Para isso existem ferramentas de endomarketing que são usadas a nível interno na empresa para manter níveis de motivação, moral e espírito de equipa elevados.
Um dos exemplos que está na moda é o "Team Building" que coloca equipas em torno de um objectivo comum com o objectivo de haver interacção funcional entre os seus membros..
Tudo isto são pois ferramentas de acesso quase fútil e que qualquer empresário pode usar para fazer crescer o seu negócio. Nós usamos e com muito êxito. BONS NEGÓCIOS...
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