25 abril, 2007

Top of Mind
É este o grande objectivo [deveria ser] de qualquer empresa quando se lança no mercado.
Para isso é claro, teriamos que saber, de forma objectiva, os motivos que levam um/a empresário/a sê-lo.

Ser "top of mind" é ter um posicionamento no mercado bem vincado e alicercado por adjectivos qualitativos bastante sólidos e fortes. Ser "top of mind" é conseguir ter no mercado, no sector, índices de notoriedade elevadíssimos e que, quando alguém que necessite de produtos/serviços que nós tenhamos, venha ter connosco.

É um trabalho que demora ás vezes anos mas que, a longo-prazo, é compensador. E aqui a palavra-chave é mesmo "longo-prazo". Começa logo aqui o problema pois por norma não estamos "programados" para fazer planos/projectos de longo-prazo. Estamos tão absortos em gerir a empresa de HOJE que nos esquecemos que existe uma fatalidade chamada FUTURO e que existem situações a acautelar, nomeadamente a sobrevivencia/sustentação da empresa no futuro. Esta miopia, por vezes congénita, dos empresários, leva a que muitos negócios falhem nos primeiros 5 anos de vida.

Quase a celebrar 6 anos de vida, a Fiducial Figueira da Foz orgulha-se de ter conseguido alguns feitos dignos de registo, nomeadamente ser um "Top of Mind" no distrito de Coimbra. Hoje em dia muitos empresários já nos consultam para os mais variados assuntos relacionados com a gestão, com os negócios. Desde consultas fiscais, formação para executivos à medida, planos de negócio, estudos de mercado, consultoria estratégica, auditorias a processos, auditorias contabilisticas/fiscais, contabilidade, projectos de investimento, aconselhamento para exportações etc.. etc.. etc..

Para isso tudo é necessário sair da área de conforto e investir - "forte e feio" - em tecnologia, infraestruturas e acima de tudo em FORMAÇÃO. Estamos numa área em que ninguém pode dizer que sabe tudo acerca do que quer que seja e temos sempre que "andar em cima" para não ser apanhado de surpresa.

O resto é história. Bom 25 de Abril...