20 abril, 2007

Repensar

Supostamente repensar seria pensar outra vez!
É isto que as empresas deveria fazer de forma regular. Parar e REpensar o seu negócio.
De forma muito simples e não científica deve-se voltar á idade dos porquês. Essencialmente a gestão é uma constante questão.

Neste caso específico e para não fugir muito ao "tema" deste post, devemos focar a nossa atenção em perguntas críticas para o nosso negócio do futuro.
  1. Estou a oferecer aos meus clientes o que eles realmente querem?
  2. Ouço os meus clientes? Estou atento aos seus requisitos?
  3. O mercado está "comprador" dos produtos/serviços que vendo?
  4. Qual a minha cadeia de valor?
  5. Qual a proposta de valor que dou aos meus clientes?
  6. Tenho rentabilidade com a minha carteira de actuais clientes?
  7. Onde estará a minha empresa daqui a 1 ano? 3 anos? 5 anos?

E muitas outras questões (milhenta) definem a nossa atitude perante o mercado. Não nos podemos esquecer que a equação tem muitas variáveis todas elas concorrem para a nossa sobrevivência. Afinal isto é uma selva e só os mais aptos, tal como na natureza, sobrevivem!

Onde querem estar nesta "cadeia alimentar"? Nós preferimos o quadrante do topo. É mais seguro!