30 julho, 2006

DETERMINAÇÃO
Numa noite de Outubro de 1968, um grupo de obstinados adeptos permaneceu no estádio Olímpico da Cidade do México para ver os últimos homens que corriam a Maratona. Mais de uma hora antes, Mamo Wolde, da Etiópia, tinha cruzado a linha de chegada debaixo de saudações exuberantes de todos os presentes.
Mas, enquanto a multidão esperava pelos demais colocados, anoitecia e começava a arrefecer muito rapidamene. Parecia que os últimos atletas já haviam chegado ao estádio e muitos dos espectadores começaram-se a ir embora. Foi exactamente nesse momento que todos começaram a ouvir as sirenes dos carros que acompanhavam a prova e que chegavam aos portões do estádio naquele instante. Todos pararam para observar e viram o último corredor entrar no estádio e fazer a volta final, completando os mais de quarenta quilômetros da prova.
O corredor era John Stephen Akhwari, da Tanzânia. Quando ele estava a passar pela todos os espectadores puderam ver que a sua perna estava enfaixada e a sangrar. Ele tinha caido e ferido durante a prova, mas isso não o impediu de continuar. Toda a gente que estava ainda no estádio se levantou e aplaudiu até ele cruzar a meta.
O respeitado produtor de documentários, Bud Greenspan, observava à distância. Depois, intrigado, Bud chegou-se a Akhwari e perguntou porque é que ele tinha feito tamanho esforço para chegar ao final da corrida. O jovem da Tanzânia respondeu em voz baixa: "o meu país não me enviou para cá para eu começar a corrida. Eles enviaram-me para eu a terminar".
A isto meus amigos chama-se DETERMINAÇÃO!!! Hoje em dia faz milagres!