23 julho, 2006

A importância dos objectivos claros

Havia um atleta experiente que praticava salto com vara. Em cada série de dez saltos, ele conseguia ultrapassar o sarrafo no mínimo oito vezes. Um dia, ele aceitou um convite para fazer uma série de dez saltos, porém com uma pequena diferença: no alto das traves, não haveria nenhum sarrafo a ser ultrapassado. Depois de realizar os saltos, ele afirmou que aquela experiência não havia alterado em nada sua técnica de salto nem seu desempenho. Mas o que ele não sabia era que investigadores haviam instalado um sensor electrónico na altura de onde ficavam os sarrafos. O resultado mostrado pelo sensor foi que na série de dez saltos a barra electrónica só foi ultrapassada quatro vezes, ou seja, um índice bem abaixo do desempenho normal do atleta.

Isso mostra como o estabelecimento de objectivos é fundamental para o ser humano. Por mais que o desportista se tivesse esforçado para executar os saltos como normalmente fazia, o simples facto de não visualizar o objectivo a ser ultrapassado comprometeu seu desempenho.
Quando as pessoas não têm objectivos bem definidos a ser alcançados, não podemos esperar que atinjam bons resultados. Um bom gestor, um bom líder, estabelece objectivos SMART a serem seguidos e divulga-os em toda a empresa, para que todos possam "dar o salto para ultrapassar o sarrafo".
Uma história que encontrei num fórum, sem autor [pelo menos não tinha nada escrito], pelo que não posso precisar quem a escreveu. Sem dúvida mais uma rábula muito interessante e que tudo tem de semelhante com o nosso dia-a-dia.