08 novembro, 2005

"Eu apenas te posso mostrar a porta, mas tu é que tens de atravessá-la”- Morpheus, em Matrix

É esta a verdadeira essência da consultoria e de um bom consultor. Sou de acordo que devem ser injectadas grandes doses de conhecimento nas empresas, sem qualquer tipo de restrição. Não sou "daqueles" que querem guardar só para si o que sabe.. Isso era no tempo da "outra senhora". Agora, se não soubermos trabalhar em rede, dificilmente vamos a qualquer lado.
É importante é usar uma linguagem adequada a cada situação e a cada interlocutor, tendo sempre em conta os objectivos que pretendemos alcançar. É muito difícil, mas mesmo muito gerir pessoas, agora gerir equipas com conflitos de interesses, profissionais, e por vezes pessoais, essa dificuldade aumenta exponencialmente.
Acima de tudo há que ter ATITUDE. O resto vem por acréscimo... Daí que a frase transcrita em cima espelha na perfeição o nosso trabalho enquanto consultores: Nós apontamos direcções apenas e mostramos os vários caminhos. Como entidades que estão de fora temos mais facilmente uma percepção do que se passa "lá dentro", como se de uma visão de satélite se tratasse...
Bons Negócios
ADurão