09 novembro, 2006

Gestão orientada para os resultados
Numa cidade do interior, viviam duas mulheres que tinham o mesmo nome: Flávia.
Uma era freira e a outra, taxista. Quis o destino que morressem no mesmo dia.
Quando chegaram ao céu, São Pedro esperava-as.- O teu nome?- Flávia- A freira?- Não, a taxista. São Pedro consulta as suas notas e diz:- Bem, ganhastes o paraíso. Leva esta túnica com fios de ouro. Podes entrar.
- A seguir...- O teu nome?- Flávia- A freira?- Sim, eu mesma.- Bem, ganhastes o paraíso. Leva esta túnica de linho. Pode entrar. A religiosa diz:- Desculpe, mas deve haver engano. Eu sou Flávia, a freira!
- Sim, minha filha, e ganhastes o paraíso.Leva esta túnica de linho...
- Não pode ser! Eu conheço a outra, Senhor. Era taxista, vivia na minha cidade e era um desastre! Subia os passeios, batia com o carro todos os dias, conduzia pessimamente e assustava as pessoas. Nunca mudou, apesar das multas e das repreensões da policia. E quanto a mim, passei 40 anos a pregar todos os domingos na paróquia. Como é que ela recebe a túnica com fios de ouro e eu esta?- indaga ela furiosa
Não há nenhum engano - diz São Pedro. É que, aqui no céu, usamos um sistema de gestão um pouco mais profissional do que a de vocês lá na Terra...
- Não entendo!- disse a freira com cara de baralhada
- Eu explico: Já ouviu falar de Gestão orientada para os Resultados? Agora usamos aqui a Gestão por objectivos, e observámos que nos últimos anos, cada vez que tu pregavas, as pessoas dormiam. E cada vez que ela conduzia o táxi, as pessoas rezavam!!
O Resultado é o que importa miúda.. o resultado é que importa...