19 novembro, 2005

Coisas e Loisas...

Política e Gestão por norma não colam muito bem. É tipo "post-it". A qualquer momento... puf.
Sempre foi nossa política (aqui aplica-se bem o termo) não nos metermos em política uma vez que como empresários com alguma visão (pelo menos queremos pensar que sim) do que é o Futuro, e onde poderá estar a Figueira da Foz enquadrada num desenvolvimento sustentado da Zona Centro, a nossa missão na sociedade é contribuir para uma eficaz gestão de recursos e de projectos.
Neste momento, sendo a Fiducial uma empresa com raízes multinacionais, apoiadas numa panóplia de sistemas altamente evoluídos, com Masters de Qualidade (detém o maior Grupo de Consultoria Privado do Mundo... o que já não é brincadeira), quase que temos a "obrigação" moral de nos imbuírmos na sociedade onde estamos e com ela participar rumo a um futuro desejável. A nossa contribuição é, sem dúvida, a injecção de know-how altamente especializado em mais de 100 empresas deste concelho (e não só). É a preocupação social com os Bombeiros Voluntários (efectuámos um donativo e instigámos, no bom sentido, várias empresas a seguirem-nos os passos), com a Cruz Vermelha, com a Casa da Criança e com os mais desfavorecidos. Só assim faz sentido estar no mercado. A responsabilidade social das empresas é já uma realidade!
Mas só isto não chega. Há que fazer mais e mais e mais. A única maneira de mudar a sociedade, ou pelo menos melhorá-la é sermos constantemente insaciáveis de inovação e nunca resignados.
Por exemplo, a 19 de Novembro não deveria quem de direito ter providenciado todas as "démarches" para que a cidade já estivesse condignamente iluminada, sonorizada e já com algum ambiente natalício a correr-nos nas veias? Lisboa começa hoje precisamente, e as outras cidades estão já com os preparativos a decorrer. Este ano... ainda nada vi!
Faço este reparo pois o comércio tradicional vive um pouco também desta época, e para muitos negócios estes 45 dias que antecedem o Natal são o "balão de oxigénio" que necessitam ano após ano.. e sei BEM do que falo! Aqui falo com conhecimento factual. É que as pessoas, tendo um ambiente que lhes puxe para o "sentimento" tem uma tendência natural para o consumismo e é natural (e é o que acontece) que comecem mais cedo a estruturar o cabaz de compras.
É a época mais "fixe" do ano, é a época de excelência para reecontros, reconciliações, de mudança e de promessas (para o ano...; a partir de 1 de Janeiro...; deixa chegar a Janeiro que eu...;). Convido-vos a passar na Rua da Guiné e entendem logo onde quero chegar. Comprámos uma árvore de Natal de 1,80 metros, com mangas iluminadas que se vêem a mais de 50m.
Pessoas bem dispostas tendem a ser mais optimistas. Pessoas mais optimistas tendem a andar mais motivadas. Pessoas mais motivadas tendem a ser mais produtivas. Pessoas mais produtivas são mais felizes (não tenham dúvidas)....
'Bora lá chamar o Natal!!!
ADurão