28 outubro, 2007

Diferenças BRUTAIS - Um pouco Autobiográfico...



Praticamente desde 7 de Janeiro de 1991 [sim, tenho fortes motivos para me lembrar da data], ou seja, quase há 17 anos, que me considero um consultor multidisciplinar. Desde sempre que os meus pais, nomeadamente o meu falecido pai, me incutiu o permanente espírito da procurar pela informação e da leitura. O resultado foi que comecei a ler e a construir "biblioteca" com cerca de 6 anos - convinhamos que é pouco normal para a idade. Ao longo dos anos nunca me fixei apenas a um tema.


Aos 12 anos descobri a informática e o ZX Spectrum - ainda hoje tenho em casa da minha mãe todos os livros que se escreveram sobre programação e até aos 23 anos fui programador, com curso e tudo. Segui de perto toda a evolução das tecnologias de informação desde o processador Z80-A até hoje.

Aos 14 anos comecei a descobrir Carl Sagan, Einstein e Stephen Hawkings e o mundo da física, cosmologia e astronomia deixaram de ter segredos - culminou com a loucura total de, em Agosto de 2005 levar um livro sobre fissão nuclear para férias.

Aos 16 anos comecei a ler, de uma ponta a outra - e são mais de 250 livros - a colecção da Europa América de Sci-Fi, onde autores como Robert Heinlein, Isaac Azimov e outros trabalhavam a imaginação. Foi nesta altura também que devorei a colecção Nébula.

Já neste entremeio - Dos 6 aos 16 tinha lido tudo o que havia para ler das colecções da Enid Blyton - Os cinco, Os Sete, Colecção Mistério, Emilio Salgari etc...

É nesta altura que conheço Peter Drucker [com 16 anos] e tudo mudou. Em pleno 11º ano, se a memória não me falha, li "A prática da Gestão", de 1954 e a partir daí nada foi como dantes. A minha visão do meu futuro tinha-se definido quando fechei o livro após o ter lido.

Mais uma vez, a minha colecção de livros começou a multiplicar e hoje "gabo-me" de ter no escritório de casa mais de 500 obras de GESTÃO, mais de metade versões originais compradas no estrangeiro. Lembro-me que alguém um dia me disse: "Tens 2 hipóteses de aprender na vida. Ou te ensinam, ou sabes onde procurar". Sempre optei pela 2ª via pois a 1ª foi-me dada pelo Sistema Nacional de Ensino, e mais tarde durante os 5 anos da Universidade, onde tirei o curso de Gestão. Mas a Universidade é sómente e apenas um abrir de olhos. Pouco ou nada se aprende relativamente ao mundo real - Pelo menos em 1994 era assim....

Foram longos e óptimos anos em que tenho a sensação de ter lido para cima de 2 milhares de livros mas que me deram uma bagagem cultural e multidisciplinar que hoje valorizo e tento incutir nas minhas filhas, de tenra idade - incutir, não obrigar...

Continuo a comprar obras e a aumentar a capacidade de encaixe de informação. Com a internet tenho agora acesso a obras de universidades, a mestrados, doutoramentos etc... Alguns tem que se pagar mas compensa, pois mais tarde ou mais cedo preciso de usar essa informação em formações que também me são bem recompensadas.

Neste momento estou a trabalhar num projecto para formação de executivos ao mais alto nível em Cabo Verde, projecto esse que irá arrancar na Primavera de 2008 com Seminários e Workshops na Cidade da Praia e no Mindelo. Olhando para trás vejo que todos os Centavos/Cêntimos gastos em cada um dos livros mais do que valeram a pena. Só tenho que agradecer ao meu pai - e é muito chato não ter pai para nos acompanhar ao longo da vida - o gosto que me conseguiu incutir numa idade em que a "malta" quer é estar na rua a brincar com os cromos e com a malha [em 1975 não havia Internet....].

Resumo: LEIAM e expandam os vossos "Skills" em áreas tão dispares pois em seminários, formações, workshop's e outros eventos as comparações, os exemplos, as ideias, podem ser "ouro".

Hoje deu-me para isto. Achei importante pois ontem apanhei a minha filha mais velha, com apenas 7 anos, a ler interessadamente um livro que lhe tinha oferecido e dito que quando ela quisesse e soubese ler deveria lê-lo pois era importante para ela. Foi ontem que ela tomou essa decisão e não pediu a ninguém. É um passo sim senhor...