04 março, 2006

“Magia é travar batalhas para alem da resistencia; É viver um sonho para além de onde mais ninguém vê” – Clint Eastwood – A Million Dollar Babe
É esta "magia" que, decicidamente, nos dá alento para continuar no dia-a-dia, apesar de todas as condicionantes estratégicas, humanas e institucionais. Isto leva-nos a falar da capacidade psicológica de assumir riscos e aguentar pressões. Em pouco mais de 5 dias tive a notícia que 4 [?!?! - Vírus] pessoas que me são próximas abandonaram de livre e espôntanea vontade as entidades para as quais prestavam serviços [ir para o desemprego assim??? Doidos é o que lhes chamo].. Porquê? Pela simples razão de não aguentar a pressão dos resultados.
E numa empresa resultados= +clientes=+facturação=+prespectiva de lucro= eventualmente - custos. E digam o que disserem todas as teorias reduzidas à prática é apenas isto e ponto final!
E nem toda a gente tem a mesma capacidade e/ou força anímica para lidar com pressões. É preciso, de facto, um grande estofo profissional, antes de mais, uma capacidade enorme para gerir o tempo [pois se há coisa que todos temos em comum é o tempo], de liderança, de delegar funções e, essencialmente para gerir recursos escassos. Quem conseguir congregar num único ponto todos estes factores é, sem dúvida, um gestor de sucesso!
E batatas para o resto!
Terminei ontem mais um livro motivacional [daqueles que se vendem como pevides nos 'duty free' dos aeroportos]. Das 192 páginas que li apenas retirei uma conclusão: BAH! Há quem dê dinheiro a pessoas para escrever aquilo.. e há patos como eu que dão dinheiro para comprar aquilo. Essencialmente é um nítido "copy-paste" de milhares de outros livros, apenas vividos com outros actores e com outras situações. A mensagem a passar, essencialmente é a mesma: "Não trabalhes e depois chora"....
Enfim... vamos lá à luta... Sábado de manhã, chove a potes, filhas a dormir, cão a dormir, camas feitas.... 'bora ver um pouco de TV para descontrair.